terça-feira , 23 junho 2026
Início Distrito Federal SLU remove 1,2 mil toneladas de entulhos no Riacho Fundo II para combater dengue
Distrito Federal

SLU remove 1,2 mil toneladas de entulhos no Riacho Fundo II para combater dengue

123
Remoção de 1,2 mil toneladas de entulhos no Riacho Fundo II para combater dengue.
Remoção de 1,2 mil toneladas de entulhos no Riacho Fundo II para combater dengue.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal realizou um mutirão de três dias no Riacho Fundo II, removendo cerca de 1,2 mil toneladas de entulhos para combater a proliferação da dengue. A ação, que ocorreu entre 19 e 21 de março de 2026, envolveu 34 trabalhadores, 15 caminhões e uma pá mecanizada, focando em pontos de descarte irregular como QC 2, Núcleo Rural Monjolo e trechos da BR-251. O objetivo principal foi prevenir entupimentos de bocas de lobo, alagamentos e a multiplicação de vetores como escorpiões, ratos e o mosquito Aedes aegypti.

Detalhes da operação

A força-tarefa recolheu restos de construção civil, móveis, podas e outros resíduos descartados indevidamente em áreas específicas do Riacho Fundo II. Com o uso de equipamentos pesados, o SLU intensificou suas ações rotineiras de remoção de entulhos, visando melhorar a limpeza urbana e a saúde pública no Distrito Federal. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para desativar pontos de descarte irregular, com participação ativa da população local.

Motivações e benefícios

A remoção de entulhos é essencial para evitar riscos ambientais e sanitários, especialmente durante períodos de chuvas intensas que podem causar alagamentos. Além disso, a ação ajuda a reduzir a proliferação de pragas e doenças, como a dengue, que tem sido uma preocupação crescente na região. Autoridades destacam que mutirões como esse complementam o trabalho diário do SLU, promovendo um descarte correto por meio de instalações como os papa-entulhos.

Declarações das autoridades

O SLU já atua diariamente na remoção de entulhos em todo o DF. Com os mutirões, intensificamos esse serviço e pedimos para que a população utilize os nossos papa-entulhos para o descarte correto.

— Luiz Felipe Carvalho, diretor-presidente do SLU.

Essa parceria vem desde 2019, com um trabalho contínuo para desativar pontos de descarte irregular. Recentemente, a cidade recebeu a instalação do Papa-Entulho e, com esse novo equipamento, a tendência é avançar ainda mais.

— Ana Maria da Silva, administradora do Riacho Fundo II.

Impacto na comunidade

A colaboração entre o SLU, a administração local e a população do Distrito Federal reforça a importância de práticas sustentáveis de descarte. Com a instalação recente de um papa-entulho na área, espera-se uma redução significativa nos descartes irregulares, contribuindo para um ambiente mais limpo e seguro. Essa ação, publicada em 2 de abril de 2026, serve como modelo para outras regiões do DF enfrentando desafios semelhantes com entulhos e dengue.

Conteúdo relacionado

PMDF recupera celular roubado em abordagem no Gama

A Polícia Militar do Distrito Federal recuperou um celular Samsung Galaxy S22...

CLDF recorre a exposição fotográfica para provar relevância após 35 anos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) completou 35 anos em 2025...

Caesb suspende atendimento presencial a partir das 16h de quarta-feira

A Caesb anunciou que o atendimento presencial em sua sede e escritórios...

Bassam e Hanna Massouh recebem título de Cidadão Honorário de Brasília

Os irmãos Bassam e Hanna Massouh, empresários de origem síria, receberão o...