quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Política Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura à Presidência e critica instabilidade no país
Política

Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura à Presidência e critica instabilidade no país

41

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou nesta sexta-feira (5) que será o representante da família na disputa pela Presidência da República em 2026, seguindo orientação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos na Superintendência da Polícia Federal em Brasília por conspiração golpista. Em postagem nas redes sociais, Flávio destacou a responsabilidade de continuar o projeto político da família, criticando o que descreve como instabilidade, insegurança e desânimo no país. Ele mencionou problemas cotidianos como aposentados sendo prejudicados pelo governo, domínio de narcoterroristas em cidades, saque de estatais, aumento de impostos e falta de perspectivas para as crianças, citando Deus seis vezes no texto para enfatizar sua motivação.

A decisão foi tomada após uma visita de Flávio a Jair Bolsonaro na terça-feira anterior, e o senador planeja viajar pelo país para consolidar a pré-candidatura, coordenando alianças estaduais para o bolsonarismo. O ex-presidente, inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, acompanha o processo da prisão e orienta uma postura mais combativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando reviver a polarização que marcou a eleição de 2018. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também era cotada para a disputa, divergiu recentemente de Flávio sobre alianças, como no caso do Ceará envolvendo Ciro Gomes, mas prevaleceu sua posição contrária.

Reações foram variadas: o deputado Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os Estados Unidos, elogiou a escolha e defendeu Flávio como símbolo de esperança e liberdade. Michelle Bolsonaro desejou boa sorte ao enteado em postagem no Instagram. No PL, o presidente Valdemar Costa Neto apoiou a indicação, afirmando que “se Bolsonaro falou, está falado”. No Centrão, Antônio Rueda, do União Brasil-Progressistas, criticou o confronto polarizado, defendendo união. Para governistas como Lindbergh Farias (PT), o anúncio fragiliza candidaturas como a de Tarcísio de Freitas (REP) e favorece Lula, com apostas de que Tarcísio opte pela reeleição em São Paulo.

No total, a movimentação reflete disputas intrafamiliares e políticas, com Flávio assumindo o comando para manter o legado bolsonarista vivo, enquanto aliados e opositores avaliam impactos na eleição presidencial.

Conteúdo relacionado

EUA suspendem vistos de imigrantes para 75 países, incluindo Brasil

Governo dos EUA suspende temporariamente vistos de imigrantes para 75 países, incluindo...

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos no STF para fevereiro de 2026

Ministro Alexandre de Moraes agenda julgamento virtual de embargos no STF para...

Gabriel Galípolo assina manifesto global em defesa da independência dos bancos centrais

Gabriel Galípolo, presidente do BC, assina manifesto global apoiando Jerome Powell contra...

Trump impõe tarifas de 25% a países que negociam com o Irã em 2026

Donald Trump impõe tarifas de 25% a países que negociam com o...