sábado , 27 junho 2026
Início Distrito Federal CLDF aprova Eliane Souza de Abreu para presidir o IgesDF
Distrito FederalPolítica

CLDF aprova Eliane Souza de Abreu para presidir o IgesDF

150
Plenário da CLDF em Brasília durante aprovação para presidência do IgesDF
Plenário da CLDF em Brasília durante aprovação para presidência do IgesDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na tarde de terça-feira, 12 de maio de 2026, a indicação de Eliane Souza de Abreu para presidir o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). A decisão foi tomada em plenário após audiência pública na Comissão de Saúde da CLDF, com participação de deputados que questionaram pontos como assistência à população, continuidade administrativa, valorização das equipes e estratégias para aprimorar os serviços. A governadora Celina Leão indicou o nome de Eliane para o cargo.

Audiência pública destaca desafios do setor

Durante a sessão, os deputados Dayse Amarilio, Pastor Daniel de Castro e Martins Machado participaram ativamente dos debates. Eles levantaram questões sobre o funcionamento das unidades geridas pelo instituto, incluindo o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol e as 13 UPAs do Distrito Federal. A aprovação reforça a necessidade de manter a qualidade dos atendimentos e garantir a continuidade das políticas em andamento.

Compromisso com gestão participativa

A minha gestão será marcada por fazer o que precisa ser feito. Eu acredito em uma gestão construída em conjunto

Eliane Souza de Abreu

Eliane Souza de Abreu também destacou seu compromisso com a população. “Assumo esta missão com humildade, compromisso público e consciência da relevância estratégica do instituto para a assistência em saúde da população do DF”, afirmou. A nova presidente ressaltou a importância de uma administração transparente e colaborativa para enfrentar os desafios do sistema de saúde local.

Expectativas para as unidades do IgesDF

Com a aprovação, Eliane assume a liderança em um momento de demandas crescentes por melhorias nos serviços de urgência e internação. O instituto administra equipamentos estratégicos que atendem grande parte da população do Distrito Federal, e a nova gestão deverá priorizar a valorização dos profissionais e a otimização dos recursos disponíveis. A expectativa é de que as propostas apresentadas durante a audiência se traduzam em ações concretas nos próximos meses.

Conteúdo relacionado

Plataforma DF 360º: 500 câmeras com IA são lançadas no CONIC pela Secretaria de Segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apresentará oficialmente a Plataforma...

CLDF homenageia Orgulho LGBTI+ em sessão solene enquanto discriminação cresce no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na sexta-feira, 26 de junho...

Caesb e GDF regularizam ligações clandestinas na Fercal

A Caesb e o GDF iniciam a regularização de ligações clandestinas de...

Conselho da Mulher do DF toma posse com foco no combate à violência contra a mulher

A solenidade de posse das novas integrantes do Conselho da Mulher do...