quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Início Cultura e Lazer Inscrições para oficinas gratuitas de formação cultural no DF prorrogadas até 19 de janeiro
Cultura e LazerDistrito FederalGama DF

Inscrições para oficinas gratuitas de formação cultural no DF prorrogadas até 19 de janeiro

70
Centro cultural em Brasília com materiais para oficinas gratuitas de formação cultural.

As inscrições para as oficinas gratuitas de formação de jovens agentes de cultura viva no Distrito Federal foram prorrogadas até 19 de janeiro de 2026. O programa, promovido pelo Instituto Voar Cultural em parceria com o Pontão Popular e Periférico Voar, visa capacitar jovens de 15 a 29 anos em comunicação, produção cultural e elaboração de projetos. Financiado pela Política Nacional de Cultura Viva (Pnab-DF), pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e pelo Ministério da Cultura, o curso oferece 40 horas de atividades presenciais e online, com certificado ao final.

Detalhes do programa e inscrições

As oficinas estão divididas em três módulos obrigatórios, que ocorrerão de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026. O primeiro módulo, focado em comunicação, acontece de 19 a 24 de janeiro, seguido pelo de produção cultural, de 26 a 31 de janeiro, e o de elaboração de projetos, de 2 a 6 de fevereiro. As atividades presenciais serão na sede do Instituto Voar Cultural, no Gama, enquanto as online usarão a plataforma Google Meet.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até o prazo estendido. Além das aulas, os participantes terão acesso a encontros em rede, feiras culturais e à Teia da Cultura Viva, com bolsas concedidas ao final do programa. Essa estrutura busca garantir uma formação completa e autônoma para os jovens agentes de cultura viva.

Facilitadores e objetivos da formação

Os facilitadores Wdisson Rocha Leão e Marco Augusto de Rezende conduzirão as oficinas, enfatizando a importância da autonomia cultural. O secretário de Cultura do DF, Claudio Abrantes, destacou o valor do investimento em saberes populares. O programa promove a inclusão cultural ao reconhecer e valorizar expressões artísticas das periferias.

O jovem passa por divulgação, produção e escrita de projetos. A ideia é formar agentes com autonomia para criar, organizar e comunicar suas ações culturais. — Marco Augusto de Rezende

Quando investimos na formação de jovens da cultura popular, estamos reconhecendo saberes que nascem nas cidades e criando oportunidades reais para que essas vozes ganhem espaço, autonomia e futuro. — Claudio Abrantes

Impacto e oportunidades para jovens no DF

Essa iniciativa alinha-se às políticas nacionais de fomento à cultura, incentivando a participação ativa de jovens em ações culturais no Distrito Federal. Ao final, os formados estarão preparados para atuar como agentes de cultura viva, contribuindo para a diversidade cultural local. Com o prazo de inscrições estendido, mais jovens têm a chance de se inscrever e transformar suas trajetórias por meio da arte e da produção cultural.

Conteúdo relacionado

Jogos de azar no DF: estudo revela impactos sociais, financeiros e na saúde mental

Estudo do IPEDF revela impactos dos jogos de azar no DF: sociais,...

GDF abre 210 vagas gratuitas em cursos de beleza para mulheres no DF

GDF oferece 210 vagas gratuitas em cursos de beleza para mulheres no...

Presidente Lula realiza cirurgia de catarata nesta sexta em Brasília

Presidente Lula realiza cirurgia de catarata nesta sexta, 30/01/2026, em Brasília. Confira...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio no Gama e apreende arma de uso restrito

Polícia Civil do DF prende homem de 24 anos por homicídio qualificado...