O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou a ampliação do tempo destinado à prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Resolução Contran nº 1.020/2025. Anteriormente limitado a 30 minutos, o exame agora terá um prazo de 60 minutos para ser realizado, podendo chegar a duas horas em casos de provas adaptadas. Além disso, o processo de obtenção da habilitação foi integrado ao aplicativo CNH do Brasil, permitindo que os candidatos solicitem o requerimento diretamente pelo app e acessem cursos teóricos digitais.
As cargas horárias para a formação prática também foram reajustadas: duas horas por aula para obtenção da habilitação e adição de categoria, e dez horas por aula para mudança de categoria. Outra novidade é a disponibilização de formação e aplicação de exames em Libras, com atendimento presencial e apoio de intérprete, visando maior inclusão para surdos. Essas medidas fazem parte de um conjunto de adequações para modernizar o processo de habilitação no Distrito Federal.
As implementações tiveram início em 16 de dezembro, com a retirada da exigência de validade de 12 meses para o processo, que agora é indeterminado, e a exclusão do curso de atualização para quem tem exames de aptidão física e mental vencidos há mais de cinco anos. Atualmente, o Detran-DF trabalha na atualização do banco de questões para exames teóricos e de reciclagem, adaptações nos exames práticos, elaboração de questões em Libras e revisão da carga horária do curso de reciclagem.
A autarquia prevê estudos para a CNH 100% digital, incluindo o fim da obrigatoriedade do documento físico, credenciamento de instrutores autônomos e renovação automática da habilitação. Todas as adequações devem estar concluídas até o fim de janeiro, com atualizações divulgadas gradualmente pelos canais oficiais.