quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Segurança Condenado a 11 anos por morte de companheira, réu tem acusação alterada em julgamento no DF
Segurança

Condenado a 11 anos por morte de companheira, réu tem acusação alterada em julgamento no DF

36

Leandro Gomes Lustosa foi condenado a 11 anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal do Júri de Planaltina pela morte de Sofia Antunes Queiroz. O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (15/12), mais de dois anos após o crime. Inicialmente denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por feminicídio, o réu teve a acusação alterada para homicídio simples, após os jurados rejeitarem as qualificadoras previstas na denúncia. O MPDFT manteve a acusação original durante o processo e pediu a condenação conforme a sentença de pronúncia, mas a maioria do conselho optou pela desclassificação do crime.

No julgamento, não foi estabelecido nenhum valor mínimo de indenização à família da vítima, uma vez que não houve pedido específico nesse sentido durante a ação penal. A defesa de Leandro alegou que o disparo foi acidental, ocorrendo enquanto ele tentava impedir um suposto suicídio de Sofia. Em interrogatório, o condenado admitiu ter efetuado o tiro, mas sustentou que não houve intenção de matar, caracterizando o ato como culposo, por imprudência ou acidente. Alternativamente, os advogados pediram a desclassificação do crime e a absolvição por clemência, além da retirada das qualificadoras, teses que foram negadas pelo Conselho de Sentença, embora a pena tenha sido aplicada sem agravantes.

O crime ocorreu em 15 de novembro de 2023, por volta das 23h, na CR 96, no Vale do Amanhecer, em Planaltina (DF). De acordo com testemunhas e o boletim de ocorrência da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o casal discutiu dentro da residência onde moravam com o filho, e Leandro atirou no pescoço de Sofia na frente da criança. Após o disparo, o agressor limpou as manchas de sangue nos lençóis, pegou a arma e uma mochila, e fugiu do local. A vítima foi socorrida por um vizinho e levada ao Hospital Regional de Planaltina (HRP), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Conteúdo relacionado

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos no STF para fevereiro de 2026

Ministro Alexandre de Moraes agenda julgamento virtual de embargos no STF para...

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no DF ligada a briga com menor

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no Distrito Federal, ligada...

Criança ferida no rosto em colisão de veículos no Gama, DF

Criança sofre ferimentos no rosto em acidente entre VW Gol e GM...

Corpo carbonizado encontrado em carro em chamas no Estrutural, DF

Corpo carbonizado é encontrado em carro em chamas na entrada do antigo...