A Caesb e o GDF iniciam a regularização de ligações clandestinas de água na Fercal, mas a iniciativa expõe anos de negligência que deixaram moradores sujeitos a multas pesadas e desperdício contínuo de recursos hídricos no Distrito Federal.
Regras aliviam dívidas antigas, porém revelam falhas acumuladas
A empresa substitui multas por advertências conforme normas da Adasa, estabelece teto para consumo retroativo e oferece parcelamento em até 36 meses, além de redução de 50% para usuários da Tarifa Social. Mesmo assim, a medida chega tarde para famílias que enfrentaram cobranças abusivas por conexões irregulares em uma região carente de saneamento básico.
A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
Projeto Água Legal avança, mas problemas estruturais persistem
Foi criado um ponto de atendimento do projeto Água Legal, com mais de mil ligações já regularizadas. A união entre GDF, Administração da Fercal e Caesb busca universalizar o acesso, reduzir perdas de água e combater o desperdício, contudo a ação evidencia a demora histórica em resolver irregularidades que prejudicavam a dignidade dos moradores.
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis