quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Distrito Federal Mais de 10 mil vagas: Distrito Federal planeja grande concurso para educação em 2026
Distrito Federal

Mais de 10 mil vagas: Distrito Federal planeja grande concurso para educação em 2026

40

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou que lançará, em 2026, um concurso público com mais de 10 mil vagas para profissionais da área educacional. O certame já recebeu autorização da Secretaria de Economia do DF, e a expectativa é que o edital seja publicado até o final do primeiro semestre do próximo ano. De acordo com a SEEDF, o processo envolve a conclusão de procedimentos internos antes da divulgação do documento oficial. No total, serão oferecidas 10.604 vagas efetivas, divididas entre contratações imediatas e cadastro de reserva, abrangendo cargos como Professor de Educação Básica, Pedagogo-Orientador Educacional e posições na Carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional.

O detalhamento das vagas inclui 2.650 oportunidades para contratação imediata e 7.954 para formação de cadastro reserva. Para contratações imediatas, estão previstas 1.879 vagas para Professor da Educação Básica (40h), 50 para Pedagogo-Orientador Educacional (40h), 171 para Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h), 300 para Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h) e 250 para Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional na especialidade de Monitor (30h). Já o cadastro de reserva contempla 5.638 vagas para Professor da Educação Básica (40h), 150 para Pedagogo-Orientador Educacional (40h), 516 para Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h), 900 para Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional (40h) e 750 para a especialidade de Monitor (30h).

Esse concurso faz parte de um acordo para o encerramento da greve dos professores, deflagrada em junho deste ano no Distrito Federal. O acordo também incluiu a prorrogação do concurso anterior para cargos de Magistério Público e da Assistência à Educação do DF, aprovada em julho. Além disso, está prevista a nomeação de 3 mil professores até dezembro de 2025, como medida para reforçar o quadro de servidores na rede educacional pública.

Conteúdo relacionado

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos no STF para fevereiro de 2026

Ministro Alexandre de Moraes agenda julgamento virtual de embargos no STF para...

Sedet-DF divulga lista de selecionados para Programa Preparação DF; matrículas começam hoje

Sedet-DF divulga lista de selecionados para o Programa Preparação DF. Matrículas presenciais...

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no DF ligada a briga com menor

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no Distrito Federal, ligada...

Criança ferida no rosto em colisão de veículos no Gama, DF

Criança sofre ferimentos no rosto em acidente entre VW Gol e GM...