quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Distrito Federal Correio Braziliense lança Prêmio JK para homenagear construtores de Brasília
Distrito Federal

Correio Braziliense lança Prêmio JK para homenagear construtores de Brasília

39

O ano de 2025 marca o lançamento da primeira edição do Prêmio JK pelo Correio Braziliense, uma iniciativa que reconhece personalidades que contribuem para o brilho da capital federal. O prêmio carrega um simbolismo profundo ao homenagear Juscelino Kubitschek, ex-presidente e fundador de Brasília, cujo legado está intrinsecamente ligado à história da cidade e ao próprio jornal. JK sonhou e realizou a construção da capital, e o Correio Braziliense, que completou 65 anos em abril, tem sido o veículo que registra as principais narrativas da região ao longo das décadas. Neste contexto, o prêmio surge como uma forma de celebrar a resiliência e os feitos que moldam o Distrito Federal.

A cerimônia de divulgação dos homenageados ocorrerá na próxima terça-feira, 9 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU). As categorias incluem Esporte, Direito e Justiça, Saúde e Gestão Pública, além de uma dedicada a ícones do Distrito Federal e do país pelo conjunto de sua obra. Uma das mais tocantes é a In memoriam, que neste ano premia o ator, diretor, produtor e ex-secretário de Cultura Guilherme Reis, falecido em setembro aos 70 anos. Conhecido como Guila, ele deixou um legado de generosidade, como destacou sua viúva, a atriz e jornalista Carmem Moretzshon: “Fiquei muito feliz e honrada pela escolha. Sinal de que o legado dele deixa frutos. Ele foi uma pessoa luminosa que espalhou sementes por onde passou”.

Os vencedores foram selecionados por uma comissão da redação do Correio Braziliense, composta por jornalistas que acompanham o cotidiano da cidade com uma visão crítica sobre quem contribui para seu desenvolvimento. O jornal, parte do grupo Diários Associados que celebrou seu centenário com o musical Chatô e os Diários Associados — 100 Anos de Paixão, apresentado em Brasília em junho, planeja tornar o Prêmio JK uma tradição anual. Assim como eventos consolidados no calendário local, como a Maratona Brasília realizada em 21 de abril, o prêmio visa se tornar um marco para valorizar os esforços coletivos na construção da capital.

Conteúdo relacionado

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos no STF para fevereiro de 2026

Ministro Alexandre de Moraes agenda julgamento virtual de embargos no STF para...

Sedet-DF divulga lista de selecionados para Programa Preparação DF; matrículas começam hoje

Sedet-DF divulga lista de selecionados para o Programa Preparação DF. Matrículas presenciais...

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no DF ligada a briga com menor

Homem de 31 anos é atropelado após perseguição no Distrito Federal, ligada...

Criança ferida no rosto em colisão de veículos no Gama, DF

Criança sofre ferimentos no rosto em acidente entre VW Gol e GM...